terça-feira, maio 01, 2007

1.º de Maio

O Dia do Trabalhador

Recorrendo ás origens, que marcaram o ano de 1886 lá para as bandas de Chicago, (creio que na maioria, comemoramos o dia do trabalhador (por ser feriado) sem a perfeita noção do verdadeiro significado deste dia) diz a história, que a primeira manifestação do 1.º de Maio tinha como objectivo sindical a reivindicação da redução da carga horária laboral diária para 8 horas.

Em Portugal, nessa época desconhecia-se o sindicalismo ou acção sindical que só se implantaria definitivamente após o 25 de Abril de 1974.

Ainda hoje, este dia reforça o objectivo da Internacional Socialista de Bruxelas, que eram; Homenagear às lutas sindicais de Chicago e por consequência, honrar a luta dos trabalhadores.

Defendo a comemoração do dia do trabalhador, como defendo o princípio ético que deve regular a pessoa, com os direitos e deveres em parceria, bem definidos e respeitados por todas às partes.

Que cada um, faça um juízo imparcial em relação ao seu trabalho e que conclua que é útil à empresa, pelo empenho e prestação diária, pelo gosto do trabalho que executa e essencialmente pela felicidade que o mesmo lhe dá. Que em troca, recebe o respeito, a compreensão e o apoio diário, acrescendo-lhe por isso a remuneração mensal.

É este o cenário que comemoro neste dia, o de um casamento feliz numa relação que deve saber coexistir.

Que sejamos felizes até que a reforma nos separe…

Sem comentários: