domingo, setembro 30, 2007

Benfica - Sporting 29/07/2009 ( 0 - 0 )

Texto tirado da página oficial do Sporting Clube de Portugal, sobre os casos desse jogo:


29-09-2007
Carlos Freitas: “Árbitros estão a salvo de qualquer sanção”

O administrador-executivo da SAD verde e branca criticou duramente a arbitragem de Pedro Henriques na Luz. “As imagens são inequívocas e falam por si. Há dois penalties a nosso favor e há um penalty a favor do Benfica. Relativamente aos lances do Romagnoli e do Adu é obvio que é difícil julgar porque a aleatoriedade da decisão pode ser contemplada. Já não entra nesse capítulo a decisão que o árbitro decidiu anular quando recebeu a indicação que recebeu do árbitro assistente. Isto numa semana onde houve um árbitro que tomou a decisão por indicação de um árbitro assistente, por um lado, agora aconteceu precisamente o contrário. Os critérios são altamente preocupantes. A fase em que a arbitragem vive não é seguramente a mais positiva. A imagem que deixa a cada jogo não é seguramente a mais positiva. É chato que o Sporting seja sistematicamente alvo destes problemas de interpretação. Já aconteceu assim com a Lei 12 e ainda hoje penso que estão a discutir entre eles aquilo que ao abrigo do International Board é claríssimo como água sobre o atraso deliberado. A nível interno continuamos à procura de uma decisão”, vincou.

Segundo Carlos Freitas, “os árbitros estão salvo de toda a qualquer sanção e são os únicos que gozam da impunidade que se sabe. O seu dirigente máximo entende defendê-los e resolve o problema com um pedido de desculpas e a caravana passa. Há uma coisa que não irá servir que é para a decisão ser tomada, nem vai ser decisiva para que a qualidade da arbitragem melhore, seguramente”, revelou.

O dirigente da SAD do Sporting indicou, por outro lado, que não são as novas tecnologias ao serviço dos árbitros que poderão alterar o actual estado de coisas. “A solução é denunciá-la, porque quando se fala que o problema passa pela tecnologia, os meios estão aí, anuncia-se a vinda de meios e as decisões continuam a ser alvo de fortes erros. Continuamos sem representantes a nível de arbitragem nos maiores certames mundiais em termos de selecções”, expressou, salientando que os erros no derby prejudicaram o Sporting. “Jogámos contra uma equipa bem orientada, que tem bons jogadores, que fez o seu jogo, mas existiram lances capitais que motivam esta indignação”, sustentou.

Texto: Sandro Baguinho

Sem comentários: