Artigo de Opinião
EMEL
EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, EM
Morada: Av. de Berna, 1
Localidade: 1050-036 Lisboa
Telefone: 217 813 600/1/2/3/4
Fax: 217 813 699
URL:
E-mail: emel.ca@emel.pt
Criada por deliberação da Assembleia Municipal de Lisboa de 14 de Julho de 1994 sob proposta da Câmara Municipal de 29 de Junho de 1994.
Promove a instalação e gestão dos sistemas de estacionamento público urbano pago à superfície na cidade de Lisboa.
São órgãos desta empresa o Conselho de Administração e a Comissão de Fiscalização cujos membros são nomeados e exonerados pela C.M.L. no cumprimento de funções tutelares exercidas por esta.
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Primeiro como lisboeta e depois como frequentador de Lisboa (embora sejam raras as vezes em que vou ao centro da capital até por trabalhar em Sintra) a noção que tenho dos serviços prestados por esta empresa, é de que deveriam valorizar a vida dos utentes e os espaços da cidade. Na prática não creio que esses objectivos sejam inteiramente cumpridos, pois na questão da valorização dos espaços não haverá dúvidas que o objectivo foi amplamente atingido, basta ver os preços praticados e se não tiver o ticket na viatura como prova do pagamento do espaço que ocupa, prepare-se para a utilização dos “Bloqueadores” – objecto que é colocado no pneu, seguro na jante e que inviabiliza o andamento da viatura, que o mesmo será dizer que tem direito ao pagamento de uma multa de pelo menos 60 €, (que não pode ser paga na totalidade na mesma forma, 30€ em dinheiro e 30€ em cheque ou através do pagamento por Multibanco, porque os valores são para entidades diferentes – preços de 2006), já na valorização a vida dos utentes (dos espaços geridos pela empresa ou seja dos espaços da cidade e dos seus munícipes) entramos em rota de colisão, pois não consigo compreender os métodos e a razão organizacional, logo não posso aceitar a realidade que impõem. Não posso aceitar, e como exemplo, que em todo o espaço circundante de um hospital público com urgências, não haja qualquer local que não seja pago.
Depois, não sei bem, se a relação de preços/tempos, com a possibilidade das moedas a utilizar é uma piada portuguesa das mais fracas ou um humor europeu e/ou ainda uma simples provocação…contemplemos:
As maquinas dos tickets aceitam moedas de: 2 € - 1 € - 0,50 € - 0,20 € - 0,10 € e 0,05 €. Os preços/tempos (2006) são:
· 30 Minutos = 0,28 € – ficam com 0,02 € por cada
· 60 Minutos = 0,43 € – ficam com 0,02 € por cada
· 90 Minutos = 0,69 € – ficam com 0,01 € por cada
· 120 Minutos = 0,98 € – ficam com 0,02 € por cada
· 150 Minutos = 1,29 € – ficam com 0,01 € por cada
· 180 Minutos = 1,60 € – até que enfim que há um preço sem troco
· 210 Minutos = 2,07 € – ficam com 0,03 € por cada
· 240 Minutos = 2,52 € – ficam com 0,03 € por cada
(Valores num espaço circundante de m Hospital público com urgências – Há diversas zonas e diversos preços)
Obviamente, que a tabela de preços será revista neste ano de 2007, o mesmos será dizer que o aumento é um dado factual, ainda não estacionei em Lisboa no entanto consta que existem lugares que por cada 4 horas se paga 5€.
Quanto ao atendimento, dos funcionários devidamente uniformizados, que encontramos nas ruas também deixa muito a desejar. E a boa maneira portuguesa, a EMEL já subcontrata outra empresa para ajudar a gerir alguns espaços, valha-nos que os funcionários dessa empresa, que assim presta serviços à EMEL, são bem mais acessíveis, educados e compreensíveis.
E o pior é que a “brincadeira” que começou em Lisboa no ano de 1994, já se está a tornar moda pelo rosto do país.
É bem feita, sim senhor! Temos o que merecemos…
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