domingo, março 18, 2007

Universidade Independente

A guerra começou sem aviso prévio, de um momento para o outro os telejornais nacionais abriram com o tema Universidade Independente, ouviram-se depoimentos do Reitor, dos “despedidos” e do presidente da Associação Académica, tudo aconteceu em menos de nada. A guerra já não tem limites, para atingir os objectivos. Como disse Roosevelt : "Muito melhor é arriscar coisas grandiosas para alcançar o triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito
que não gozam e nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra
cinzenta no qual não conhecem derrota nem vitória."

Parece que, talvez, alguém tenha pensado assim. O tempo, em último recurso dirá quem são as personagens e quais são os objectivos nesta novela da vida universitária.

Nunca antes fiz qualquer artigo de opinião, nunca antes critiquei o que serenamente fui assistindo, no entanto, no meu íntimo uma preocupação crescia, os alunos.

Sei que estão muito bem representados, pela sua Associação Académica e pelo seu Presidente Hermínio Brioso, que desde 1998 tem vindo a fazer um trabalho exemplar, em prol dos alunos, criando formas de apoio e as infra-estruturas.

Afinal, não são os alunos a “essência” do ensino?

Quem vai evitar o impacto universitário e de curriculum académico que estes alunos sofreram e vão sofrer nos próximos anos?

Quem será responsabilizado por esta novela publica do ensino superior privado?

Aguardo um fim rápido e objectivo, embora saiba que as novelas duram e duram… sempre com uma porta aberta para novos episódios, também sei que a nossa sociedade em geral, gosta destas novelas de vida real, mesmo assim desejo que exista respeito, pelos alunos, pelas entidades e pelos seus representantes e pelas normas instituídas.

Que seja feita justiça e que os alunos não sofram consequências desta novela.

Sem comentários: