sábado, março 24, 2007

Leonardo da Vinci

" A sabedoria da vida não está em fazer aquilo que se gosta, mas em gostar daquilo que se faz."

Leonardo da Vinci

quarta-feira, março 21, 2007

Dia Mundial da Poesia

Hoje, 21 de Março de 2007 comemora-se o dia mundial da Poesia, para que fique esse registo personalizado, deixo a minha marca…num poema sobre a Poesia ou como alguns olhos a vêem…


ESTRANHA FORMA...

Procuro nas letras, coloridas
A amplitude do desejo
Estranha forma que protejo
Em forma de razão.
Defendo, o meu sentido
Até me sentir perdido
Estranha forma, estranha...
Que foge da ilusão
Procurando outra qualquer forma
Nesta estranha, estranha sensação.

As cores, entristecem
E os desejos fogem
Quando a luz se apaga.
Se a vida é a minha mágoa
Estranha forma, de viver
De sorriso estampado ao amanhecer
É um fogo posto.
As alegrias distantes e perdidas
Procuram quase esquecidas
Sem encontrarem o meu rosto.

domingo, março 18, 2007

Universidade Independente

A guerra começou sem aviso prévio, de um momento para o outro os telejornais nacionais abriram com o tema Universidade Independente, ouviram-se depoimentos do Reitor, dos “despedidos” e do presidente da Associação Académica, tudo aconteceu em menos de nada. A guerra já não tem limites, para atingir os objectivos. Como disse Roosevelt : "Muito melhor é arriscar coisas grandiosas para alcançar o triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito
que não gozam e nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra
cinzenta no qual não conhecem derrota nem vitória."

Parece que, talvez, alguém tenha pensado assim. O tempo, em último recurso dirá quem são as personagens e quais são os objectivos nesta novela da vida universitária.

Nunca antes fiz qualquer artigo de opinião, nunca antes critiquei o que serenamente fui assistindo, no entanto, no meu íntimo uma preocupação crescia, os alunos.

Sei que estão muito bem representados, pela sua Associação Académica e pelo seu Presidente Hermínio Brioso, que desde 1998 tem vindo a fazer um trabalho exemplar, em prol dos alunos, criando formas de apoio e as infra-estruturas.

Afinal, não são os alunos a “essência” do ensino?

Quem vai evitar o impacto universitário e de curriculum académico que estes alunos sofreram e vão sofrer nos próximos anos?

Quem será responsabilizado por esta novela publica do ensino superior privado?

Aguardo um fim rápido e objectivo, embora saiba que as novelas duram e duram… sempre com uma porta aberta para novos episódios, também sei que a nossa sociedade em geral, gosta destas novelas de vida real, mesmo assim desejo que exista respeito, pelos alunos, pelas entidades e pelos seus representantes e pelas normas instituídas.

Que seja feita justiça e que os alunos não sofram consequências desta novela.

Leonardo Da Vinci

"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade."

Leonardo Da Vinci

sábado, março 17, 2007

F.C.Porto - Sporting C.P. 0-1

O Lance que fez a diferença, numa vitória justa do Sporting.

A História é uma Fábula Combinada

Essa verdade histórica, tão implorada, à qual todos se apressam a apelar, na maioria das vezes não passa de uma palavra: ela é impossível no próprio momento dos acontecimentos, no calor das paixões cruzadas; e se, mais tarde, nos pomos de acordo, é porque para os interessados, os contraditores não existem mais. Mas o que é então essa verdade histórica a maior parte das vezes? Uma fábula combinada...

Napoleão Bonaparte, in “Memorial de Santa Helena”

sexta-feira, março 16, 2007

A Busca da Glória

A maior baixeza do homem é a busca da glória, mas é também o mais seguro sinal da sua excelência; pois, por mais bens que possua na terra, por melhor saúde e comodidades que tenha, não está satisfeito se não for estimado pelos outros homens. Dá tal valor à razão do homem que, por mais regalias que tenha no mundo, se não estiver favoravelmente colocado na opinião dos homens, não estará contente. É esse o mais belo lugar do mundo; nada pode desviá-lo desse desejo, e é a qualidade mais indelével do coração do homem.

Blaise Pascal, in “Pensamentos

domingo, março 11, 2007

Associação – A ideia

É este um tema sempre actual e que gera alguns consensos, que se dividem em duas partes opostas, os defensores da sua criação e os que não concordam.
Todos terão argumentos generosos para fundamentar a sua tendência de opinião que é preciso saber respeitar. Alguns estarão disponíveis para contribuir para algo de novo, quando outros apoiam com o seu desejo na mudança. Todos têm os seus motivos e as suas fortes convicções, o que é legítimo.
Importante é retirar a essência desta ideia, que creio, passa pela forma como sentimos a sociedade em que estamos envolvidos, passa pela dinâmica de vida que projectamos para a nossa família e principalmente passa pela necessidade que sentimos em termos profissionais.
Quando este tema se repete, é óbvio que urge mudar, porque os acontecimentos são penalizadores e todos estamos conscientes desses factores.
O profissional deste sector já deu várias provas que está atento, que sabe o que não quer, no entanto existe a diferença que não significa que saiba o que quer ou como conseguir conquista-lo, porque é mais fácil justificar o que não queremos do que fundamentar, construir e pôr em prática o que desejamos.
Por tudo isso, todos os movimentos devem ser bem pensados e devem ser iniciados sem preconceitos, sem estigmas e sem tabus. Para que assim suceda é preciso acabar com a divisão da controvérsia no sector, muito bem aproveitada por alguns, e consciencializarmo-nos que a união é fundamental, afinal, associação significa isso mesmo, pois os sinónimos são esclarecedores: União, Colectividade, Sociedade, Corporação, Federação, etc.
É preciso afastar a barreira criada por nós, é preciso vontade e galhardia. Quantos as criticas são bem vindas, se forem construtivas tanto melhor pois demonstrarão que estamos perante um conjunto de pessoas inteligentes que pensam pela sua própria cabeça. Se algum dia estiver reunido esse conjunto de condições serei o primeiro a dar-vos os parabéns e a disponibilizar-me em ajudar, não porque me sinta superior porque o não sou, mas porque se assim acontecer, quem conseguirá rejeitar dar uma mãozinha em prol de todos?
Até lá, devemos saber viver com aquilo que temos e tirar o maior proveito do que já existe, nunca fechando portas aos melhoramentos que possam nascer.
Com amizade e consideração.

Editado no fórum do site da Vigilância em 10/03/07

O Saber da Experiência

É sempre melhor comprovar as coisas pela experiência do que apenas saber. Porque se depende da adivinhação ou suposição ou de conjecturas, nunca se fica educado. Há coisas que não podemos descobrir mas nunca perceberemos se são desse tipo se não experimentarmos. Pois é, temos de ser pacientes e perseverar na experiência até compreendermos que não podemos compreender. E é maravilhoso quando assim é, torna o mundo tão interessante. Se não houvesse nada para descobrir seria uma chatice. Só mesmo o tentar descobrir e não conseguir é tão interessante como o tentar descobrir e consegui-lo, se calhar até mais, não sei...

Mark Twain, in 'O Diário de Adão e Eva'

sábado, março 10, 2007

A NOSSA VERDADE

A Nossa Verdade

A verdade é aquilo que todo o homem precisa para viver e que ele não pode obter nem adquirir de ninguém. Todo o homem deve extraí-la sempre nova do seu próprio íntimo, caso contrário arruína-se. Viver sem verdade é impossível. A verdade é talvez a própria vida.

Franz Kafka, in “Conversas com Kafk”'

sábado, março 03, 2007

A Passagem

A PASSAGEM


O menino estava só e triste. Seu pai tinha-lhe proibido ás coisas que ele mais queria. Resultado de estar a decorrer um mau ano escolar.
O menino fazia sempre tudo o que queria, umas vezes ás escondidas, outras ás claras e não ligava muito à escola.
O menino no entanto, era muito inteligente, apesar de preguiçoso e dava-se pelo nome de Joel.
Um dia, Joel saiu das aulas e foi para casa com a missão de transmitir mais uma dura mensagem.
Quando naquele dia descobriu Cláudio, seu pai, depressa transmitiu a mensagem que tinha obrigatoriamente para dar-lhe:
- Pai, vou perder mais um ano de escola ! - disse-o em voz agreste e apressada de um antecipado culpado, à espera de uma reacção drástica de seu paciente pai
Cláudio, chamou-o ao escritório para uma conversa séria e adulta
- Filho, o que queres fazer nesta vida, além de brincar ?
- Quero ser feliz, quero que todos sejam felizes, e queria também ter muito dinheiro, para puder fazer tudo aquilo que quisesse. – respondeu Joel com uma voz trémula, mas esperançado, enquanto o pai o ouvia atentamente
- Querido filho, a vida é feita de etapas, todas as que deixares para trás sem as ultrapassares, dificilmente as conseguiras emendar ou alterar, se não estiverem realmente bem. – explicava Cláudio calmamente
- Na vida tens sempre uma opção para fazeres e esse conjunto de opções é que farão a estrada que nela caminharas para atingires, ou não, o objectivo proposto – continuou a explicação de Cláudio
Joel, retirou-se para o seu quarto com o consentimento do seu pai.
Nos dias seguintes, não voltou á escola, refugiou-se no quarto a pensar na conversa que tinha tido.
Não brincava, nem estudava. Não estava alegre, nem tão pouco estava triste. Apenas e só pensativo.
Uns dias depois, numa manhã de intenso nevoeiro, aproximou-se do seu pai para perguntar-lhe:
- Pai, tu que tens mais experiência de vida do que eu, até porque és mais velho, sabes á resposta de todas ás perguntas ?
Cláudio, compreendeu a confusão instalada na cabeça de Joel, olhou-o sereno e respondeu-lhe:
- Não, filho. Mas sei as resposta sobre todas as asneiras que cometi, quando tinha a tua idade, por não dar ouvidos aos meus pais, nem a ninguém, cometi os meus próprios erros com a grande convicção de que não os estava s cometer, apreendendo com eles.
Joel ouvindo com atenção, percebeu e não perdeu tempo, nem a oportunidade dada pelo seu pai, pediu-lhe:
- Pai, se eu quiser evitar todos os erros que tu com a minha idade fizeste, tu ajudas-me ?
- Claro! – saiu da boca de Cláudio, entusiasticamente
- Desde que tu queiras, e sejas humilde para o perceberes – completou Cláudio
Joel esboçou um enorme sorriso de satisfação, questionando-se:
- Porquê desperdiçar tão grande e preciosa ajuda, se certamente haverá alturas na minha vida em que vou ter que optar, decidir sozinho, sem qualquer ajuda.
- Afinal, à muito que tentava explicar-te isso, talvez por outras palavras ou de uma forma que não conseguia passar a mensagem – rejubilou Cláudio
- Obrigado e desculpa, pai – sentenciou-se Joel, passando a explicar
- Obrigado, pela paciência e pela entrega, por nunca teres desistido de tentares, que eu percebesse o caminho da vida e desculpa por nunca ter acreditado, por ter-me portado infantilmente.
O sorriso de ambos uniu-se, dando uma grandiosidade impar ao gesto natural e justificado, como que selando um pacto singular e perpetuo.
A vida começou a fazer sentido, a Joel, porque tinha descoberto a estrada que o podia levar a atingir os seus objectivos propostos.