sábado, janeiro 13, 2007

Aborto

Artigo de Opinião

Aborto

No próximo dia 11 de Fevereiro, as portuguesas vão saber com o que é que contam no futuro em Portugal sobre este tema. O país estará em refendo com a pergunta:

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

Recordo que a primeira consulta aos portugueses em referendo foi em 1998, em que o “não” à despenalização do aborto, ganhou, por uma margem tangencial.

Hoje, nove anos depois, a Interrupção da Voluntária da Gravidez (IVG) tem de ser vista com outro olhar, porque existe mais informação e a sociedade também evoluiu.

A IVG segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) só existe quando o peso do embrião ou feto ultrapasse 500g. Este peso é atingido em torno de 20-22 semanas de gravidez.

Defendo que são as mulheres que devem decidir, defendo que os seus parceiros têm uma palavra a dizer neste tema, e também defendo, que cada caso é um caso diferente, pelo que ter uma medida genérica para uma causa tão extensa é complexo, a ser assim, estou convicto que o “sim” deve prevalecer.

Depois, é hora de acabar com os negócios chorudos e obscuros…

Acredito no bom senso e na evolução cultural dos portugueses, por isso acredito que no próximo dia 11 de Fevereiro de 2007 a abstenção irá ser mínima e o SIM sairá vencedor, será outro grande passo que Portugal dará na integração neste mundo real do século XXI.

Qualquer que seja a sua opinião é respeitada, no entanto não se esqueça de votar.

O seu voto contribui para uma sociedade mais homogénea e actual.

1 comentário:

Anónimo disse...

a emancipação da mulher ja s deu no inicio do seculo passado... no entanto em algumas coisas ainda ñ foi posta em causa.

as mulheres têm o direito d fazer aquilo q querem c o seu proprio corpo.

ñ axo bem as mulheres serem presas por isso

viva a liberdade!!!

ou então sp podemos ter crianças a morrer a fome, crianças abandonadas em hospitais, postas em caixotes d lixo... q bonito ñ??

axo q isto da q pensar

bjocax paulo.... saudades

*******