sábado, fevereiro 10, 2007

O País “Encerrado”

O País “Encerrado”


É impressionante o que acontecido por esse país fora, em relação ao muito que se tem encerrado e se projecta vir a encerrar, desde da Saúde (Hospitais, Centros de Saúde, Maternidades) passando pela Segurança (PSP, GNR e Prisões) ou pelo Ensino (Escolas, Cursos Superiores, etc).

Ninguém sabe o que mais irá fechar, o silêncio é cúmplice da impotência ou da aceitação, quando um dia tivermos tudo fechado e que dê azo as chegadas dos nossos vizinhos, com a luz magnifica da capacidade de investimento e aquisição…então daqui El-rei, que outras batalhas sejam rendidas…

Pequenas notícias que passaram na nossa comunicação escrita nos últimos tempos, para ler e pensar…

·

Prisões – Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça vai encerrar a prisão de Santarém até ao final de Julho. A cadeia foi inaugurada há apenas seis anos para receber polícias. Na altura, era uma prioridade. Agora, a prioridade é vender património.

HospitaisMinistério da Saúde

Além do encerramento do Hospital do Desterro, no futuro o Governo pretende fechar também os hospitais de S. José, Capuchos, Santa Marta e maternidade do Dona Estefânia, referiu o sindicalista, considerando depois que o objectivo do Executivo é "uma redução significativa do investimento do Estado (na Saúde) e a entrada de grupos económicos e financeiros para fazer da Saúde outro grande negócio do século".

MaternidadesMinistério da Saúde

Mais de seis mil pessoas rumam amanhã a Lisboa numa mega manifestação contra o encerramento de pelo menos 13 maternidades. Depois dos protestos de militares, funcionários públicos, magistrados e agricultores, agora é a vez da revolta das ‘mães’ contra as medidas do Governo.

Maternidade encerrada no Amadora – Sintra

Hospital fechou serviço de urgência durante dois dias por falta de médicos

EscolasMinistério da Educação

É o processo de reordenamento da rede escolar em curso: daqui a um ano, pelo menos mais 900 escolas do 1.º Ciclo estarão encerradas. A garantia foi dada ontem pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, que presidiu em Viana do Castelo à cerimónia de homologação de mais 43 cartas educativas, que vão beneficiar 17 638 estudantes. Até 2009, o número de escolas a fechar deve rondar os três mil estabelecimentos.

PSP & GNRMinistério da Administração Interna

O ministro da Administração Interna, António Costa, avançou ontem que o Governo vai anunciar no primeiro trimestre de 2007 o novo mapa do dispositivo territorial da GNR e da PSP.

O ministro reconheceu ainda que existe um déficit de instalações e de equipamentos nas duas forças de segurança. Vinte e dois por cento dos postos da GNR e 18 por cento das esquadras da PSP deverão ser encerrados.

Outras notícias poderiam aqui ser colocadas, com mais ênfase ou com maior impacto social, no entanto para pensar estas bastam.

PS. Os nossos vizinhos já estão implantados no nosso mercado de trabalho, de lazer, um pouco por todas as áreas da sociedade e ninguém dá a devida importância a esse fenómeno. Pagaremos um preço altíssimo pela nossa destreza.

Sem comentários: