sexta-feira, dezembro 29, 2006

Saddam Hussein


Artigo de Opinião

Saddam Hussein


Juiz iraquiano afirma que Saddam será executado até amanhã
notícia de
29.12.2006

O ex-Presidente iraquiano Saddam Hussein será executado o mais tardar amanhã, anunciou hoje um juiz iraquiano autorizado a assistir ao enforcamento do antigo ditador. Uma fonte oficial do Governo de Bagdad confirmou que o primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, já assinou a ordem da sentença de morte.

O mundo assiste em silêncio! O mundo é o povo desta terra universal, que nada pode fazer em relação á este caso porque o que os “senhores” que mandam decidirem é feito e não existe alternativa, nem vale a pena pensar na hipótese...

Será verdade que vão enforcar o ditador? Ou será uma manobra ensaiada para finalizar esta já longa novela?

E a pressa de fechar o ano de 2006 com este caso encerradonão é estranho?

E a pena de morte? Estamos no século XXI e ainda existe a pena de morte, como se uns “Seres” fossem poderosos ou proprietários de outrosque assim a seu belo prazer, decidissem quando e como fazer.

Não basta tirar a liberdade? O seu julgamento é justo?

Bem sei, que o homem é um ditador, que foi o causador de tantas desgraças, no entanto tem os que o odeiam e os que o veneraminteressante não é? O comportamento humano é complexo e de difícil análise.

A sua condenação vai modificar o passado dos que sofreram? Porque não utilizam o homem em prol da humanidade, obrigando-o a prestar serviços humanitários junto dos que massacrou?

E as guerras acabam? E os crimes? E as mentiras que criaram verdadeiras guerras?

"A UE opõe-se à pena de morte e esta também não deve ser aplicada neste caso", afirmou o ministro finlandês dos Negócios Estrangeiros Erkki Tuomioja, em conferência de imprensa, em Helsínquia.

É esta voz que interrompe o silêncio do mundo, o silêncio do povo que nada pode fazer. É esta voz que não é do povo, numa batalha desigual dos “senhores” que gerem os destinos. E o povo que pode fazer? Pode, pode fazer perguntas como as que aqui faço e é tão pouco, que nada muda, mesmo que algumas perguntas tenham respostas positivas

O povo é sereno e assim contínua, desde que não batam à sua porta

1 comentário:

Paulo Afonso Ramos disse...

2h37m depois de ter postado este artigo aconteceu:

Com um exemplar do Corão nas mãos
Saddam enforcado

O homem que governou o Iraque com mão de ferro e que um dia chegou a ser aliado dos americanos, foi executado hoje às 6 horas locais, 3 horas da manhã em Lisboa.


Saddam enforcado
AP/Televisão do Iraque
A Televisão do Iraque transmitiu em directo os momentos que antecedem o enforcamento de Saddam Hussein

12:00 | sábado, 30 DEZ 06